Topo

Facções rebeldes sírias lançam iniciativa para unificar suas fileiras

28/12/2016 12h25

Beirute, 28 dez (EFE).- Um grupo reunindo dez facções rebeldes da Síria que operam no norte do país anunciou nesta quarta-feira o lançamento de um plano para unificar suas fileiras e seu discurso, em um comunicado divulgado através do aplicativo Telegram.

"Anunciamos o lançamento de uma iniciativa para unificar o discurso e aproximar os pontos de vista entre as formações militares e órgãos políticos, religiosos e civis", diz a nota emitida pelo Exército Livre Sírio (ELS).

O objetivo desta medida, segundo o texto, é "continuar com a defesa do povo sírio e conseguir os objetivos da revolução".

Os grupos insurgentes também explicaram que essa decisão é uma resposta ao pedido dos sírios e de Deus, "já que a revolução enfrenta desafios perigosos dos inimigos do povo", de acordo com a nota.

O comunicado é assinado por organizações opositoras que atuam na metade norte da Síria, como o setor norte do Exército do Islã, a Frente das Famílias do Sham (Levante), a Brigada Al Furqan de Idlib, os Falcões do Sham, a Primeira Companhia do ELS e a Legião do Sham.

A nota também está assinada pela Brigada dos Mártires do Islã, originária da cidade de Daraya, na periferia de Damasco, mas que agora está presente no norte sírio após deixar essa população.

O anúncio da acontece depois que os rebeldes sofreram um duro revés na cidade de Aleppo, a maior do norte da Síria, onde perderam todos os bairros que tinham em seu poder na metade oriental durante uma ofensiva do exército sírio, o que os obrigou a aceitar um pacto para deixar a cidade.