Topo

Papa nomeia arcebispo metropolitano de Sorocaba (SP) e bispo de Crato (CE)

28/12/2016 12h39

Cidade do Vaticano, 28 dez (EFE).- O papa Francisco nomeou Júlio Endi Akamine arcebispo metropolitano de Sorocaba (São Paulo) e Gilberto Pastana de Oliveira bispo de Crato (Ceará), informou nesta quarta-feira a Santa Sé em comunicado.

O Vaticano explicou que Francisco aceitou as renúncias de Eduardo Benes de Sales Rodrigues ao governo pastoral da arquidiocese de Sorocaba e de Fernando Panico na diocese de Crato.

Akamine nasceu no dia 30 de novembro de 1962 em Garça, na diocese de Marília, no Estado de São Paulo, e foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988.

Ao longo de sua vida como religioso, foi vigário paroquial, pároco, secretário provincial para a formação, reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede em São Paulo, e também professor de Teologia.

Em 4 de maio de 2011, Akamine foi eleito bispo auxiliar de São Paulo e recebeu a ordenação episcopal no dia 9 de julho do mesmo ano.

Por sua vez, Gilberto Pastana de Oliveira nasceu no dia 29 de julho de 1956, em Boim, na diocese de Santarém, no Estado do Pará, e completou seus estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Pastoral Regional de Belém.

Ordenado sacerdote em 27 de julho de 1985, obteve a licenciatura de Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum de Roma entre 1990 e 1992.

Foi vigário paroquial da paróquia Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Capos, e da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Belém; reitor do Seminário Minore São Pio X; coordenador diocesano de pastoral e diretor da emissora de TV católica "Rede Vida".