Morre aos 83 anos William Salice, o criador do Kinder Ovo

Roma, 30 dez (EFE).- William Salice, o criador do Kinder Ovo, chocolate produzido pela marca Ferrero, morreu aos 83 anos na quinta-feira na cidade de Pavia, no norte da Itália, informou nesta sexta-feira a Fondazione Color Your Life.

Salice, original de Savona, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e morreu em uma clínica. A fundação indicou que o funeral será realizado no sábado.

Giuseppe Salice, seu nome original embora seja reconhecido como William, "deixa um patrimônio de valores que marcaram sua vida humana e profissional", acrescentou a fundação, sem fins lucrativos e na qual promovia o descobrimento de talentos nos âmbitos da arte, da ciência e do empreendedorismo.

Salice começou a trabalhar na Ferrero em 1960 e nela colaborou no lançamento de diversos produtos, o mais conhecido deles o Kinder Ovo, embora ele costumasse dizer que o inventor havia sido o fundador da empresa, Michele Ferrero, que morreu em fevereiro de 2015: "o inventor é Ferrero, eu sou o executor material", dizia Salice.

A fabricante de chocolates Ferrero, uma empresa familiar fundada em 1946 e considerada uma das principais marcas europeias do setor, também é a criadora da Nutella.

O Kinder (que significa "criança" em alemão) Ovo, além de um produto geralmente pensado para consumidores infantis, se transformou também em objeto de coleção para adultos e chegou a ser lançado em edições limitadas.

Na Itália, o ovo ficou conhecido desde o início como Kinder Surpresa, nome pelo qual também é chamado em outros países, e a Ferrero organizou em 2004 uma exposição itinerante devido aos 30 anos do lançamento do produto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos