Topo

Companhia elétrica dos EUA acusa russos de ataque cibernético

31/12/2016 02h30

Washington, 30 dez (EFE).- Hackers supostamente vinculados ao Kremlin, acessaram os sistemas da companhia elétrica pública Burlington Electric, dos Estados Unidos, segundo admitiu na sexta-feira a própria empresa.

Através de um comunicado, a Burlington Electric afirmou que o ataque não comprometeu sua rede, como tinha informado inicialmente o jornal "The Washington Post", citando funcionários ligados à Casa Branca sob condição de anonimato.

"Ontem à noite (quinta-feira), os serviços públicos dos EUA foram alertados pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS) de um código de software malicioso usado em Grizzly Steppe, e os nomes que apareceram para o DHS foram de hackers russos", disse a companhia, com sede em Burlington, a maior cidade do estado de Vermont.

"Detectamos o software malicioso em um único laptop da Burlington Electric que não estava conectado com a rede da companhia", disse o comunicado, informando que o computador foi "isolado" e que as atividades federais foram alertadas.

"Nossa equipe está trabalhando com as autoridades federais para rastrear este software malicioso e prevenir outras tentativas de se infiltrar em nossos sistemas", concluiu a companhia elétrica.

O Kremlin esteve no olho do furacão americano durante as últimas semanas, já que a Casa Branca acusou a Rússia de estar por trás de um ataque cibernético contra o Partido Democrata e a campanha de Hillary Clinton para ajudar a eleição do presidente eleito Donald Trump.

Na quinta-feira, o presidente Barack Obama, ordenou a expulsão do país de 35 diplomatas da Rússia e impôs sanções econômicas contra agências de inteligência, indivíduos e empresas de segurança informática russos como represália à interferência eleitoral.