Presidente do Irã alerta para fortalecimento de terroristas durante trégua

Teerã, 31 dez (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, alertou neste sábado, em reunião com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, sobre a possibilidade de que grupos extremistas se tornem mais fortes durante o atual cessar-fogo no país presidido por Bashar al-Assad.

"É preciso ter cuidado para que não se crie nenhuma oportunidade para o fortalecimento dos terroristas", disse o mandatário iraniano, que, ao mesmo tempo, comemorou o acordo que permitiu a trégua, segundo declarações veiculadas pela emissora estatal "Presse TV".

O cessar-fogo entre o regime sírio e a oposição do país, que teve apoio de Rússia e Turquia, foi anunciado há dois dias e exclui grupos extremistas Estado Islâmico (EI) e Frente da Conquista do Levante (antiga filial da Al Qaeda).

Durante a reunião com o chefe da diplomacia síria, ocorrida em Teerã, Rohani destacou as "grandes conquistas" alcançadas pelo governo e o exército da Síria, especialmente, a recente retomada da cidade de Aleppo.

"A vitória em Aleppo transmite esta mensagem aos terroristas, de que nunca terão sucesso no caminho errado que escolheram, de crime e derramamento de sangue", garantiu o presidente do Irã.

Walid Muallem desembarcou hoje em Teerã e já se encontrou também com o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif. Os dois discutiram o acordo de cessar-fogo, além de iniciativas políticas diante das futuras conversas de paz entre regime e oposição, além da luta contra o terrorismo.

As negociações de paz deverão ser retomadas em breve em Astana, no Cazaquistão, conforme foi divulgado junto ao anúncio da trégua.

Hassan Rohani revelou conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que destacou a necessidade dos dois países - aliados do regime de Al Assad, estarem na coordenação das conversas pela paz na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos