Topo

Rei Harald da Noruega completa 80 anos com grande apoio popular

21/02/2017 10h57

Copenhague, 21 fev (EFE).- O rei Harald da Noruega completa 80 anos nesta terça-feira em um de seus melhores momentos de popularidade entre os cidadãos e sem planos de ceder o trono a seu filho, o príncipe herdeiro Haakon.

Quase 80% da população norueguesa aprova seu papel como chefe de Estado, 58% classificam seu trabalho como "muito bom" e 57% consideram que ele é o melhor representante da Casa Real, muito à frente de Haakon (19%), segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo tabloide norueguês "VG".

Os jornais noruegueses homenageiam hoje a figura do monarca, destacando seu sentido do dever e sua capacidade de trabalho, mas também sua proximidade e sua capacidade para brincar.

"Ele é cada vez mais popular. Mostrou seu senso do humor e sua empatia com os noruegueses, sua capacidade e dedicação ao desenvolvimento do país, impõe respeito e tem uma proximidade com as pessoas que não é frequente na realeza", disse hoje a primeira-ministra, Erna Solberg, após assinar no livro de felicitações no Palácio Real de Oslo.

O rei Harald já havia recebido muitos elogios no ano passado, inclusive fora da Noruega, com um discurso por ocasião de seus 25 anos de reinado, no qual defendia o caráter multicultural e aberto do país escandinavo.

"Meus avôs emigraram da Dinamarca e Inglaterra há 110 anos. Nem sempre é tão fácil dizer de onde viemos, que nacionalidade temos. O que chamamos de casa é o lugar onde está nosso coração, e nem sempre se pode colocá-lo dentro das fronteiras de um país", disse então Harald, em um discurso que bate de frente com a dura linha em imigração aplicada pelo atual governo de direita no país.

Em entrevista divulgada na semana passada pela agência norueguesa "NTB", Harald negou que tivesse pensado em abdicar do trono, ressaltou que tinha feito um juramento à Constituição e que seu cargo é "para toda a vida".

O monarca também confessou que quando ascendeu ao trono em 1991 no lugar de seu pai, o rei Olaf, estava "morrendo de medo" e não acreditava que seria capaz de suceder alguém tão popular.

Harald e o restante da família real norueguesa desfrutam nestes dias das férias de inverno em um local que não foi especificado, informou a Casa Real da Noruega.

Os atos oficiais de celebração do aniversário - e do da rainha Sonia, que também completa 80 anos, mas em julho - acontecerão nos dias 9 e 10 de maio.