Voluntários encontram 74 corpos de imigrantes na costa da Líbia

Trípoli, 21 fev (EFE).- Os corpos de 74 pessoas viajavam em uma embarcação precária com a intenção de chegar à Europa foram encontrados por voluntários líbios nas últimas horas, informou nesta terça-feira o Crescente Vermelho da Líbia.

Os cadáveres dos imigrantes apareceram perto das praias da cidade de Zawiyah, situada a 150 quilômetros da fronteira com a Tunísia, explicou a organização em declarações à imprensa.

Responsáveis do Crescente Vermelho líbio e da Organização Internacional das Migrações (OIM) acreditam que os corpos são de pessoas que embarcaram há dois dias em um bote inflável junto a outros 36 viajantes, dos quais não se tem notícia.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal local de atuação das máfias do tráfico de pessoas, apesar da presença de patrulhas europeias.

No último sábado, membros da guarda costeira da Líbia informaram o resgate de 185 pessoas que ficaram à deriva no litoral da cidade de Sabratha, um antigo enclave romano situado entre a capital e a fronteira.

"Uma terça parte dos imigrantes eram mulheres. Também havia várias crianças. Todos eles de diferentes nacionalidades africanas", explicou Ayoub Qassem, porta-voz dos serviços de guarda costeira líbios.

"Os traficantes de seres humanos começaram a usar botes infláveis muito maiores para poder embarcar mais pessoas, já que são relativamente mais resistentes. Mas seu uso representa um alto risco para suas vidas quando há ondas grandes", acrescentou Qassem.

Com esse resgate, sobe para 305 o número de pessoas retiradas do mar pela guarda costeira da Líbia em apenas três dias.

Autoridades em Trípoli explicaram à Agência Efe, por sua vez, que entre 14 e 16 de fevereiro foram repatriados a Nigéria e Senegal um total de 346 imigrantes em dois voos fretados em parceria com a OIM.

Segundo dados desta organização, mais de 13.100 imigrantes irregulares conseguiram fazer a travessia até a Europa neste ano, enquanto 275 desapareceram no mar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos