Topo

ONU apoia iniciativa de diálogo nacional para alcançar a paz no Sudão do Sul

22/02/2017 14h26

Juba, 22 fev (EFE).- A missão da ONU no Sudão do Sul se mostrou disposta nesta quarta-feira a apoiar a iniciativa do presidente sul-sudanês, Salva Kiir, de realizar um diálogo nacional para alcançar "uma paz verdadeira" no país, com a participação de todas as partes do conflito.

A missão dá as boas-vindas à iniciativa de Kiir, "sempre e quando todas as partes participarem deste diálogo", disse à imprensa o chefe da missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), David Shearer.

O representante da UNMISS informou que a ONU tem um grupo de especialistas que podem ajudar o governo sul-sudanês para que o diálogo ocorra.

Em dezembro do ano passado, Kiir anunciou no parlamento do país uma iniciativa para realizar um diálogo nacional com o objetivo de avançar rumo à reconciliação, mas a oposição a rejeitou por considerá-la "uma manobra do governo para ganhar tempo".

Na terça-feira, Kiir refez o convite para que a oposição participe e insistiu que o chamado é "sério e sem nenhum tipo de rodeios".

O Sudão do Sul ganhou dependência do Sudão em julho de 2011 e, dois anos depois, foi iniciado um conflito entre Kiir e seu ex-vice-presidente Riek Machar, que continua aberto, apesar da assinatura de um acordo de paz em agosto de 2015.