Topo

Peña Nieto receberá secretários dos EUA dependendo de resultado de reuniões

23/02/2017 12h12

Cidade do México, 23 fev (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cogita receber os secretários de Estado e de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Rex Tillerson e John Kelly, que chegaram ao país ontem, em função dos resultados das reuniões que estes últimos manterão com seus colegas mexicanos nesta quinta-feira.

"A recepção na residência presidencial se dará, se acontecer, no contexto dos acordos que possam ser conseguidos no transcurso" do dia, afirmou nesta quinta-feira o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, à emissora "Televisa".

"Tudo depende dos acordos que forem alcançados e se houver coisas importantes e positivas, além de mensagens muito claras que precisam ser enviadas através destes emissários", acrescentou Guajardo, que participará dos encontros junto com outros integrantes do gabinete ministerial de Peña Nieto.

Ontem, após chegarem à capital mexicana, Tillerson e Kelly participaram de um jantar com os secretários mexicanos de Relações Exteriores, Luis Videgaray; da Defesa Nacional, general Salvador Cienfuegos; e da Marinha, almirante Vidal Francisco Soberón.

Um dos pontos de desencontro entre México e EUA é a ameaça do líder Donald Trump de dinamitar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, sigla em inglês), vigente entre eles e o Canadá desde 1994, e que o governante republicano considera que foi prejudicial para seu país em benefício dos mexicanos.

De volta de uma viagem ao Canadá, onde se reuniu com a ministra de Relações Exteriores desse país, Chrystia Freeland, Guajardo detalhou hoje que as autoridades canadenses coincidem com o México que o Nafta "é uma questão trilateral" e que os três países devem "trabalhar de maneira conjunta" em sua renegociação.

Guajardo qualificou a relação com os Estados Unidos de "desafio" e esclareceu que o interesse do México é "conduzí-la da maneira mais positiva possível".