Topo

No Níger, Orlando Bloom visita crianças que fugiram do Boko Haram

24/02/2017 15h34

Niamey, 24 fev (EFE).- Embaixador da boa vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e ator britânico, Orlando Bloom visitou esta semana a cidade de Diffa, no sudeste de Níger, onde fica um campo de deslocados que acolhe milhares de crianças que fugiram da violência do grupo terrorista de Boko Haram.

Bloom faz esta viagem para "chamar a atenção para a atual crise humanitária na bacia do Lago Chade", explicou o Unicef em comunicado nesta sexta-feira.

Pelo menos 2,3 milhões de pessoas, entre elas milhares de crianças, foram obrigadas a fugir de determinadas zonas de Níger, Nigéria, Chade e Camarões por causa da violência do Boko Haram. Conforme a nota, estas crianças ficaram sem acesso à educação e correm o risco de sofrer desnutrição.

"Como pai, é difícil imaginar como muitas destas crianças são vítimas desse conflito. Durante a viagem, ouvi histórias terríveis de crianças fugindo a pé e deixando para trás tudo", relatou o ator, citado no comunicado.

A região de Diffa acolhe, atualmente, mais de 240 mil deslocados internos, refugiados e repatriados, sendo 160 mil crianças.

Bloom também visitou a região de Bosso, na fronteira com a Nigéria, onde conheceu e conversou com meninos e meninas.

"É extremamente difícil compreender a situação quando você não esteve lá. Eu vi a profundidade da dor e do sofrimento daquelas crianças. Isso é uma coisa que criança alguma deve experimentar", ressaltou o ator.