Topo

Tropas iraquianas tomam importante quartel-general do EI em Mossul

24/02/2017 07h08

Erbil (Iraque), 24 fev (EFE).- As tropas iraquianas tomaram nesta sexta-feria o controle da base de Al Gazlani, um dos principais quartéis do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Mossul (Iraque), informou à Agência Efe um comando militar.

O chefe das operações para a libertação da província de Ninawa - da qual Mossul é capital -, Abdelamir Rashid Yarala, detalhou que a unidade de forças especiais do Exército aproveitou a base depois de dois dias de duros combates com os terroristas.

Após a operação, os soldados hastearam a bandeira do Iraque sobre o quartel, que fica ao lado do aeroporto de Mossul, uma instalação que foi tomada ontem dos jihadistas e que está localizada perto do rio Tigre.

Na luta pelo controle de Al Gazlani, morreram vários combatentes do EI e as forças iraquianas também conseguiram destruir a máquina de guerra do inimigo, com o constante apoio de bombardeios e de fogo de artilharia, acrescentou.

As forças iraquianas invadiram ontem no perímetro urbano da metade de Mossul, o último grande bastião do EI no norte do Iraque.

Nos últimos dias, o Exército e a polícia iraquiana cercaram a parte ocidental da cidade e cortaram as estradas que conduzem para a síria, onde se encontra Al Raqqa, capital do "califado" proclamado pelo EI em 2014.