Topo

Grupo terrorista filipino divulga vídeo de decapitação de refém alemão

27/02/2017 08h10

Manila, 27 fev (EFE).- O grupo terrorista Abu Sayyaf, que atua nas Filipinas, divulgou nesta segunda-feira o vídeo da execução do cidadão alemão de 70 anos Jürgen Kantner, que foi decapitado após o término do prazo estipulado para o pagamento do resgate.

As imagens, divulgadas pelo site de inteligência "Site Intel Group", mostram como os terroristas cortam a cabeça do refém, que foi sequestrado em novembro quando navegava em seu iate em águas do sudoeste do país.

O vídeo, de quase dois minutos, mostra um suposto integrante do grupo terrorista decapitando Kantner com uma foice, e depois exibindo sua cabeça para as câmaras.

O Abu Sayyaf exigia que o governo da Alemanha pagasse 30 milhões de pesos filipinos (US$ 600 mil) até a tarde de domingo para libertar o refém.

O alemão foi raptado em novembro do ano passado quando navegava em seu iate em águas do estado de Sabah, na Malásia, muito próximo do sul das Filipinas.

Durante o ataque, os terroristas do Abu Sayyaf mataram a tiros a esposa do alemão, cujo corpo foi encontrado pelas autoridades filipinas em 7 de novembro no iate em que os dois viajavam e onde supostamente foram abordados.

O grupo jihadista filipino, que jurou lealdade ao Estado Islâmico, intensificou sua atividade no último ano com o sequestro de dezenas de pessoas nas águas do sudoeste das Filipinas e do nordeste da Malásia, muitos deles tripulantes de embarcações que navegavam pela região.

O Abu Sayyaf executou entre abril e junho do ano passado os canadenses John Ridsdel e Robert Hall, depois que as negociações para libertá-los fracassaram.

Atualmente, o grupo rebelde mantém em seu poder outros 20 reféns: sete malaios, seis vietnamitas, quatro filipinos, dois indonésios e um holandês, segundo as autoridades do país.