Primeiros resultados oficiais confirmam vitória de atual premiê na Holanda
Os primeiros resultados oficiais das eleições na Holanda confirmaram a vitória do Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VDD), do primeiro-ministro do país, Mark Rutte, e a derrota do líder de extrema-direita Geert Wilders.
Com 65% dos votos apurados, o VVD está conquistando 32 cadeiras no parlamento, nove a menos do que tinha até o momento. Já o Partido da Liberdade (PVV), de Wilders, ficará com 19 cadeiras, quatro a mais do que na legislatura anterior, o que o líder anti-islã considerou como uma "vitória" apesar de esperar mais do pleito.
O grande derrotado das eleições é o Partido do Trabalho (PvdA), aliado do VVD na atual coalizão de governo, que está perdendo 28 cadeiras no parlamento, ficando com apenas dez.
Por outro lado, a ascensão mais representativa é a da Esquerda Verde (GL), que passaria de quatro para 14 deputados no parlamento, de acordo com os resultados parciais divulgados até o momento.
O Apelo Democrata-Cristão (CDA) passaria de 13 para 20 cadeiras, e os Democratas 66 (D66) passaria a ser representado por 18 parlamentares, em vez dos 12 da última legislatura.
As demais cadeiras seriam distribuídas entre o Partido Socialista (14), a União Cristã (6), o 55Plus (4), além de outras oito cadeiras para grupos de menor representatividade.
O DENK, partido que defende a imigração, deve conseguir chegar pela primeira vez ao parlamento, com três cadeiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.