Funerária japonesa oferece descontos para idosos que deixarem de dirigir
Tóquio, 22 mar (EFE).- Uma funerária do Japão oferece 15% de desconto em seus serviços aos idosos que decidirem entregar a carteira de habilitação quando suas capacidades já não permitam dirigir.
"Em nossa Prefeitura há muitos acidentes e queríamos contribuir para a redução, por isso que decidimos introduzir este serviço", explicou nesta quarta-feira à Agência Efe uma porta-voz da funerária Heiankaku, responsável pela iniciativa.
"10% dos funerais que realizamos se deve a acidentes de trânsito", lamentou a porta-voz da funerária que opera principalmente na Prefeitura de Aichi (centro).
Com esta proposta, as pessoas que entregarem voluntariamente sua habilitação nas delegacias locais receberão um certificado, que poderão apresentar na funerária e com o qual poderão economizar até 450 mil ienes (cerca de 3,7 mil euros), tanto em seu próprio funeral como no de seus parentes.
Esta oferta e outras parecidas como descontos em restaurantes são algumas das iniciativas para que os mais velhos deixem de dirigir no Japão, onde o número de acidentes nos quais estes estão envolvidos cresce rapidamente.
Os motoristas com mais de 75 anos foram responsáveis por 13,2% dos acidentes mortais de Aichi em 2016, contra 7,7% de 2007, segundo dados da Prefeitura recolhidos pela agência "Kyodo".
Em Aichi, a taxa de devolução de habilitações por idosos foi de 2,15%, uma dos mais baixas de todo o território japonês.
No entanto, na Prefeitura de Osaka (oeste), outras medidas, como descontos em bens e serviços em lojas locais e funerárias, estão começando a dar resultado, e fizeram com que esta região acumule a maior taxa de devoluções de habilitações no Japão, com 5,41% em 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.