Coreia do Norte realizou um novo teste de motores para foguetes, diz "CNN"

Washington, 27 mar (EFE).- A Coreia do Norte realizou na última sexta-feira uma novo teste de motores para foguetes que poderiam ser utilizados em um míssil intercontinental, segundo na segunda-feira a "CNN", citando fontes do Pentágono.

Este teste é o segundo que os norte-coreanos realizam em poucos dias e o anterior foi classificado pela Coreia do Sul como um "avanço significativo" dentro do programa armamentístico de seu vizinho do norte.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, testemunhou o primeiro teste de tecnologia de propulsão que qualificou como um evento "de importância histórica" que representa "uma nova era para a indústria Juché de foguetes" e que informou no último dia 19.

Enquanto o Ministério da Defesa sul-coreano observou motores aparentemente "com boa eficiência", Tóquio classificou o teste de "inaceitável" e disse que trabalha com seus aliados para que a Coreia do Norte "seja controlada".

O regime liderado por Kim Jong-un realizou 20 testes de mísseis e dois testes nucleares no ano passado, e no início deste mês outros quatro projéteis balísticos, onde um dos quais caiu a apenas 200 quilômetros do litoral do Japão.

Em 7 de fevereiro do ano passado, o país asiático realizou seu até agora último lançamento de um foguete espacial, uma ação condenada pela comunidade internacional que a considerou um teste encoberto de projéteis de longo alcance.

O lançamento, unido ao teste nuclear realizado em setembro do mesmo ano - e seguido de outra visita de Kim Jong-un à base de Sohae para supervisionar a tecnologia para foguetes -, fez com que a ONU impusesse novas e mais estritas sanções a Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos