Topo

Nacionalistas propõem governo com conservadores e socialistas na Bulgária

28/03/2017 13h04

Sófia, 28 mar (EFE).- A coalizão ultranacionalista da Bulgária, Patriotas Unidos, se ofereceu nesta terça-feira para integrar um governo tripartite com os dois partidos mais votados, os conservadores do GERB e o Partido Socialista (BSP, sigla em búlgaro).

Os socialistas descartaram hoje qualquer possibilidade de coalizão com o GERB, vencedor das eleições de domingo por uma margem muito pequena, e que enfrenta negociações complicadas para formar governo.

"Peço às lideranças de ambos os partidos que ganharam a confiança da maioria dos eleitores - GERB e BSP - formar um amplo governo no qual participemos os três", declarou um dos líderes ultranacionalistas, Valeri Simeonov, à agência privada "Focus".

Simeonov destacou que esse governo tripartite teria mais de 200 dos 240 deputados do parlamento búlgaro e que seria necessário deixar de lado as diferenças pessoais pelo bem do país.

O resultado do pleito na Bulgária, o terceiro desde 2013, reflete um cenário de difícil governabilidade, sem maiorias claras, e com uma força ultranacionalista que terá papel crucial para formar o Executivo.

O GERB, liderado pelo ex-primeiro-ministro Boiko Borisov, ganhou as eleições com 32,65% dos votos; seguido do BSP, com 27,19%; enquanto os nacionalistas alcançaram 9,07% e são a terceira força com maior apoio eleitoral.

O quarto partido no Legislativo é o Movimento de Direitos e Liberdades (DPS), da minoria turca, com 8,9% dos votos, com quem os ultranacionalistas rejeitam qualquer parceria.

O partido ultranacionalista, que defende melhores vínculos com a Rússia e mantém uma atitude de distanciamento em relação à União Europeia, se mostrou aberto a pactuar tanto com os conservadores como com os socialistas.