Topo

Merkel quer que "Brexit" tenha mínimo efeito sobre cidadãos da UE no Reino Unido

29/03/2017 12h30

Berlim, 29 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que deseja que o "Brexit" tenho o mínimo efeito possível sobre os cidadãos comunitários que residem no Reino Unido.

Em um discurso perante seu grupo parlamentar no Bundestag (câmara baixa), Merkel afimou que este assunto, que afeta diretamente cerca de 3 milhões de pessoas, será um dos primeiros abordados nas negociações entre Bruxelas e Londres agora que o governo britânico já invocou o artigo 50.

"O governo alemão trabalhará para que a saída do Reino Unido tenha o menor efeito possível sobre os muitos cidadãos comunitários que vivem no Reino Unido", afirmou.

A chanceler destacou que outro ponto essencial para o governo alemão é que seja negociado, em primeiro lugar, um acordo sobre a saída do Reino Unido do bloco e que "só quando isto for resolvido", comece a falar sobre a "relação futura".

Merkel afirmou também que a Alemanha deseja que Londres siga sendo um "parceiro estreito" da UE porque o Reino Unido é "parte da Europa" e tem "muito" em comum com o resto do continente, começando pelos "valores".

"A UE é uma história de sucesso única e continua sendo após a saída do Reino Unido", ressaltou.

A chanceler manifestou que nem a Alemanha e nem nenhum outro parceiro europeu desejava a saída do Reino Unido, porque significa perder "um parceiro importante e forte", mas que os 27 membros restantes da UE respeitam esta "decisão democrática" do povo britânico.

Londres comunicou hoje oficialmente ao Conselho Europeu sua decisão de deixar a UE, nove meses depois do referendo no qual ganharam os britânicos que advogavam por sair do bloco após 44 anos como membro.