Macron continua liderando pesquisas para presidenciais na França

Paris, 20 abr (EFE).- O sócio-liberal Emmanuel Macron lidera as pesquisas para o primeiro turno das eleições presidenciais francesas, que acontecem neste domingo, dia 23 de abril, enquanto a ultradireitista Marine Le Pen está estagnada no segundo lugar.

Segundo a pesquisa Ifop-Fiducial publicada nesta quinta-feira, Macron, de 39 anos, subiu 0,5 ponto em relação à última medição divulgada ontem, para 24% das intenções de voto, enquanto que Le Pen se mantém em 22,5%.

Os outros dois principais candidatos, o conservador François Fillon e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon, lhe seguem de perto com 19,5% e 18,5%, respectivamente.

O candidato do governante Partido Socialista (PS), Benoît Hamon, caiu ainda mais e perdeu meio ponto, para 7% das intenções de voto.

Se os resultados desta pesquisa se reproduzirem no domingo iriam para o segundo e definitivo turno de 7 de maio Macron, que tem o apoio das classes mais ricas e com mais estudos, e Le Pen, a mais popular entre a classe operária.

Desse duelo sairia vencedor o ex-ministro da Economia do governo socialista e antigo banqueiro Macron, com 61% de intenção de votos, contra 39% da antieuropeia Le Pen.

A pesquisa Ifop-Fiducial mostra a tendência de diminuição da abstenção, que se estima em 27%, quando há duas semanas estava em 35%.

As candidaturas que têm menor percentagem de votantes que ainda podem mudar de opinião são as de Le Pen (15%) e a de Fillon (22%), consideradas as que têm uma base eleitoral mais fiel.

Neste quesito lhes seguem Mélenchon (27%), Macron (32%) e Hamon (41%).

Os outros seis candidatos às presidenciais continuam com uma intenção de voto baixa.

O soberanista Nicolas Dupont-Aignan conta com 4%, o ruralista Jean Lassalle, com 1,5%, a mesma percentagem que o anticapitalista Philippe Poutou.

O eurófobo François Asselineau soma 1% e a trotskista Nathalie Arthaud 0,5%, enquanto que o franco-argentino Jacques Cheminade, enquadrado no "gaullismo-social", tem apoio inferior a 0,5%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos