PS pede voto contra Le Pen para que França "não perca sua essência"

Paris, 24 abr (EFE).- O Partido Socialista (PS) francês pediu nesta segunda-feira a seus militantes que votem no social-liberal Emmanuel Macron no segundo turno das eleições presidenciais de 7 de maio e solicitou a todos os cidadãos que façam o mesmo para evitar que a França "perca sua essência", caso vença a ultradireitista Marine Le Pen.

"Está fore de questão deixar que a França perca sua essência, porque se trata disso: da alma de nosso país", indicou o primeiro secretário do partido, Jean-Christophe Cambadélis, após uma reunião do órgão na qual essa postura foi respaldada "de forma unânime".

Com 97% dos votos apurados, a líder da Frente Nacional (FN) teve o apoio de 21,43% dos eleitores, logo atrás de Macron, que liderou a votação com 23,86%.

Cambadélis disse que Le Pen apresenta não só um desligamento da França da União Europeia, mas também de seu próprio modelo de República, e apontou que seu partido lutará nestas duas semanas para frear seu avanço.

O representante do PS acrescentou à rede "BFM TV" que a derrota de seu candidato, Benoît Hamon, que ficou em quinto lugar, "não implica no desaparecimento dos socialistas", que "continuam sendo uma grande formação".

Cambadélis disse que o partido se mobilizará nestes dias contra Le Pen e que depois centrará sua estratégia na preparação das legislativas de junho.

"Tentaremos unir o maior número de progressistas do nosso lado. O PS é o único capaz de construir uma maioria de esquerda no Parlamento", acrescentou.

Cambadélis precisou que o resultado "decepcionante" de Hamon, que recebeu 6,35% dos votos, deve ser entendido no contexto de uma campanha "difícil".

"O socialista não foram julgados nem sobre seu balanço e nem sobre seu projeto, senão sobre sua capacidade de enfrentar o segundo turno. (...) Mas não chegou a hora das explicações, e sim da ação", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos