Topo

Coreia do Sul e EUA realizam um dos maiores exercícios militares conjunto

exercício militar EUA Coreia do Sul - Jung Yeon-je/AFP - Jung Yeon-je/AFP
Forças sul-coreanas lançam mísseis durante exercício militar conjunto com os EUA
Imagem: Jung Yeon-je/AFP

Em Seul

26/04/2017 07h10

Forças da Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (26) uma de suas maiores manobras conjuntas com fogo real já efetuadas até então, um dia após a realização por parte da Coreia do Norte de um grande exercício de artilharia.

Os exercícios de hoje, desenvolvidos no condado de Pocheon, foram manobras previamente programadas que fazem parte das simulações conjuntas que Seul e Washington fazem em cada ano no território sul-coreano.

exercicio militar eua coreia do sul 2 - Jung Yeon-je/ AFP - Jung Yeon-je/ AFP
Tanque sul-coreano K1A2 (azul) e norte-americano M1A2 (vermelho) disparam durante exercício militar conjunto em Pocheon
Imagem: Jung Yeon-je/ AFP

Participaram 30 helicópteros, 90 tanques e veículos blindados, 30 caças e cerca de 2 mil militares participaram dos exercícios, que simulam uma resposta relâmpago a um ataque norte-coreano sobre postos de guarda da Coreia do Sul.

Também foram implantadas várias unidades de lança-foguetes múltiplos M270 dos EUA, um temido lançador motorizado e blindado que disparou diversos mísseis durante estes jogos de guerra.

O exercício, que EUA e Coreia do Sul não realizavam desde 2015, acontece apenas um dia depois que o regime de Kim Jong-un comemorasse o 85º aniversário de seu Exército.