Topo

Curiosos podem dirigir tanques de guerra e fazer disparos em rancho no Texas

24/05/2017 05h57

Alex Segura Lozano.

Uvalde (EUA), 24 mai (EFE).- Dirigir um tanque de guerra e atirar com seu canhão é uma experiência que civis podem experimentar em um rancho de Uvalde, uma pequena cidade do oeste de Texas que recebe visitantes de todo o mundo para viver essa oportunidade única.

Um tanque americano Sherman, da Segunda Guerra Mundial, um T-34 russo fabricado na década de 1940, os alemães Kettenkrad - também dos anos 40 - e o Leopard, icônico carro de combate da Guerra Fria, são alguns dos blindados que podem ser utilizados neste local.

"Coletamos esta frota de diferentes museus, veteranos de guerra e colecionadores particulares durante sete anos e depois trabalhamos para lhes devolver a vida, ou seja, recuperar sua capacidade de disparo", declarou à Agência Efe o diretor-geral da Drivetanks, Todd DeGidio, ex-sargento de demolições das forças especiais do Exército de Estados Unidos.

Apesar de existirem mais dois lugares em território americano onde se pode dirigir tanques, o rancho texano é o único que oferece a possibilidade de fazer disparos com munição e projéteis reais feitos sob medida por uma empresa especializada baseada no estado de Tennessee.

O ex-boina verde relatou que os altos custos de manutenção destes veículos de guerra fazem que os preços dos pacotes que oferecem possam alcançar US$ 8.000, embora haja opções mais em conta que não chegam a US$ 500.

Morris Van Beveren, morador de Victoria, cidade que fica a quase quatro horas de Uvalde, comemorou seu aniversário de 55 anos com sua esposa e sua filha, que lhe presentearam com a experiência de conduzir o Leopard 1A4 alemão, um dos tanques mais modernos da frota.

Projetado para se deslocar rapidamente e com um sistema computadorizado de controle de incêndios e ótica melhorada, o Leopard é considerado um dos melhores tanques da Guerra Fria.

Apesar de ter aproveitado uma oferta que inclui disparos com armas históricas ao invés do canhão do próprio tanque, Van Beveren conduziu a máquina de guerra alemã durante um trajeto de 20 minutos dentro do rancho Ox, no qual pôde comprovar a velocidade e aderência do blindado ao passar por colinas e um pequeno riacho.

"Dirigi-lo foi sensacional, gostei muito", disse, emocionado, este pai de família, que recomendou a todos os curiosos com interesse em aspectos bélicos a realizar esta atividade, que mistura momentos recreativos e de interesse histórico.

Por exemplo, a principal área na qual se conduz o carro de combate leva o nome de Caen, em homenagem à cidade francesa que foi palco dos combates durante a II Guerra Mundial entre as forças aliadas e o exército do Terceiro Reich alemão após o desembarque na Normandia, em 6 de junho de 1944.

Além disso, antes de iniciar o percurso com o tanque, um especialista neste tipo de veículo oferece uma explicação detalhada das caraterísticas de cada um dos nove blindados que podem ser conduzidos no rancho e das mais de 20 armas históricas da coleção da empresa texana.

Entre os armamentos disponíveis destaca-se o Panzerabwehrkanone 40, abreviado como PaK 40, um canhão antitanque alemão de 75 mm usado pelo exército alemão na II Guerra Mundial.

O jato privado ou os pequenos aviões que saem dos aeroportos texanos são os meios de transporte mais comuns usados pelos clientes para chegar a esta remota localidade, que recebe semanalmente visitas de pessoas de Estados Unidos, Europa - principalmente de França, Reino Unido e Finlândia - e Ásia - de China, Japão e Índia, em sua maioria.

"Existe muito interesse em todo o mundo para viver em primeira pessoa uma experiência como a dos soldados da II Guerra Mundial em suas batalhas ou ver como são a velocidade, a direção e o alcance dos disparos de tanques da época", concluiu DeGidio, que em julho comemorará o primeiro ano de criação desta iniciativa comandada por ex-militares.