Topo

Nova sede da Otan ganha memoriais do muro de Berlim e do World Trade Center

25/05/2017 13h43

Bruxelas, 25 mai (EFE).- Os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) inauguraram nesta quarta-feira memoriais com pedaços do muro de Berlim, em lembrança ao fim de uma época de isolamento, e do World Trade Center de Nova York, em memória às vítimas dos atentados de 11 de setembro, na nova sede do órgão.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentaram, respectivamente, os dois monumentos, em uma cerimônia que precedeu o início de uma cúpula convocada para dar boas-vindas ao republicano.

"A liberdade nunca será derrotada. A Otan sempre defenderá os valores nos quais a aliança se baseia", afirmou o secretário-geral do órgão, Jens Stoltenberg, diante dos 28 países-membros e de Montenegro, que entrará na Otan em junho.

Sobre o fragmento do muro de Berlim, Merkel destacou que com o fim do conflito uma "nova era" começou e trouxe novos desafios e perigos. "Peço para continuarmos construindo uma aliança compartilhando valores, mostrando solidariedade", afirmou.

Já Trump indicou que a cerimônia era em homenagem às 3 mil pessoas inocentes que foram "brutalmente assassinadas" por terroristas no dia 11 de setembro de 2001.

"Nossos aliados da Otan responderam rápida e decisivamente ao invocar pela primeira vez na história os compromissos de defesa coletiva do artigo 5", completou o presidente americano.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pediu a manutenção dos valores do órgão após o atentado da última segunda-feira na cidade de Manchester, no Reino Unido, que deixou 22 mortos.

"O ataque bárbaro em Manchester mostra o quão importante é continuarmos lado a lado na defesa dos nossos valores. Hoje decidiremos que podemos fazer mais para manter a nossa aliança a salvo em um mundo mais perigoso", indicou.

A primeira parte cerimonial da reunião dos líderes da Otan foi concluído com um passeio pelas novas instalações do quartel-general do órgão, o hasteamento das bandeiras dos países-membros e uma exibição com aviões militares.