Topo

Enchentes no Sri Lanka deixam 28 mortos e 60 desaparecidos

26/05/2017 09h58

Colombo, 26 mai (EFE).- Pelo menos 28 pessoas morreram, 60 permanecem desaparecidas e mais de 20 mil foram afetadas pelas inundações que desde a noite de quinta-feira atingem o sudoeste do Sri Lanka por causa das fortes precipitações dos últimos dias, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

As inundações afetam cinco dos 25 distritos do país, inclusive a capital e as zonas adjacentes, onde foram desdobrado 250 soldados e 28 unidades de resgate do Exército, bem como 85 da Marinha para recuperar as pessoas presas, disse o secretário do Ministério de Gestão de Desastres, S.S. Miyanawala.

Também fazem parte dos trabalhos de emergência seis helicópteros e 21 embarcações depois que a situação se deteriorou nas últimas 24 horas.

O secretário situou em 20,7 mil o número de afetados e detalhou que muitos permanecem presos nas zonas atingidas.

"Atualmente estamos nos centrando nas operações de resgate. Há gente presa em quatro distritos: Rathnapura, Kaluthara, Galle e Matara. Estamos atuando para desdobrar barcos e helicópteros para recuperar as pessoas presas", apontou Miyanawala.

Em maio do ano passado, chuvas torrenciais vinculadas com uma depressão atmosférica na Baía de Bengala deixou cerca de 100 mortos e 300 mil deslocados no país.

Com este precedente em mente, as autoridades ordenaram a evacuação também zonas afetadas pelas inundações de 2016 e lançaram alertas por possíveis deslizamento de terra em 8 distritos do país.

Ainda que as chuvas sejam comuns no Sri Lanka durante a época de monção, esta não chegou ainda na ilha e as não usuais precipitações dos últimos dias ocorrem após meses de seca.

No final do ano passado, o país foi atingido por sua pior seca em uma década, com 713 mil afetados.