Chanceler da Argentina renuncia e será substituída por embaixador na França

Buenos Aires, 29 mai (EFE).- A chanceler da Argentina, Susana Malcorra, anunciou nesta segunda-feira sua renúncia por motivos pessoais e, para seu lugar, foi nomeado o atual embaixador do país França, Jorge Faurie.

"Para mim foi uma colaboradora fundamental e vamos sentir muito a sua falta", disse o presidente argentino, Mauricio Macri, ao anunciar a saída de Malcorra, que deixará o país para viver na Espanha.

Malcorra, que explicou que sua renúncia se deve unicamente a motivos familiares, continuará sendo parte do governo como assessora especial de Macri, com a categoria de ministra.

Por sua vez, o chefe de gabinete, Marcos Peña, antecipou que Malcorra será substituída a partir de 12 de junho por Faurie, diplomata de carreira e atual embaixador da Argentina na França.

Malcorra elogiou justamente a trajetória profissional de Faurie, com quem se reunirá nesta terça-feira.

"Minhas felicitações a Jorge Faurie, um membro da minha equipe que agora assume a máxima responsabilidade da chancelaria. Vamos estar a partir de amanhã trabalhando lado a lado. Não me cabe dúvida que será uma transição modelo", declarou Malcorra, reforçando que os motivos da sua renúncia são "responsabilidades familiares".

"Minha família está em Madri. E há muitos anos que estamos separados, e os anos acumulam a distância, por isso que tive que tomar a decisão", argumentou.

Faurie é embaixador em Paris desde dezembro de 2015 - com a chegada de Macri à presidência - e, entre outros cargos, foi vice-chanceler em 2002, embaixador em Portugal e chefe de protocolo durante o governo de Carlos Menem (1989-1999).

"É o número um no ranking de diplomatas argentinos e acreditamos que nesta tarefa de fortalecer a equipe que vem trabalhando na política exterior é muito importante também esse sinal aos diplomatas argentinos de que podem liderar a chancelaria", comentou Peña.

O chefe de gabinete lembrou ainda que, além de liderar a embaixada na capital francesa, Faurie, que já está a caminho da Argentina, estava começando a colaborar em tarefas vinculadas à Cúpula do G20, que o país realizará em 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos