Ataque no Afeganistão mata soldado americano e deixa outros dois feridos

Cabul, 5 jul (EFE).- Um soldado americano morreu na segunda-feira por conta dos ferimentos sofridos durante um ataque com "fogo indireto" na província de Helmand, no sul do Afeganistão, no qual outros dois militares também ficaram feridos, informaram nesta quarta-feira fontes dos Estados Unidos.

O soldado morto foi identificado como Hansen.B Kirkpatrick, de 19 anos e atribuído à Primeira Divisão de Fort Bliss (Texas, EUA), indicou em uma nota o escritório de comunicação das Forças Americanas no Afeganistão, que não ofereceu detalhes sobre as circunstâncias do ataque.

Segundo o comunicado, os dois soldados feridos na ação permanecem internados em um hospital da Otan e não correm risco de morte.

"Estamos com a família em nossos pensamentos e preces enquanto refletimos sobre o sacrifício que ele e outros fizeram para garantir nossas liberdades e ajudar a fazer do Afeganistão um lugar melhor", afirmou o comandante das tropas dos EUA e da Otan no país, general John Nicholson.

Estratégica por sua fronteira com o Paquistão e altos níveis de produção de ópio, Helmand é a província onde os talibãs concentram mais território nas mãos e uma das mais inseguras do país.

Na segunda-feira, as tropas afegãs colocaram em andamento uma operação antiterrorista em vários pontos da região com apoio aéreo dos Estados Unidos.

Desde o fim da missão de combate da Otan em janeiro de 2015, a Aliança continua no Afeganistão com cerca de 13 mil soldados em tarefas de assessoria e capacitação e os Estados Unidos mantêm cerca de 8,4 mil, como parte desse operativo de assistência e em tarefas antiterroristas.

Washington está estudando uma nova estratégia para suas tropas no país asiático, onde os talibãs ganharam terreno desde o final da missão aliada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos