Rajoy chega a Hamburgo para participar da Cúpula do G20

Hamburgo, 6 jul (EFE).- O presidente de governo da Espanha, Mariano Rajoy, chegou nesta quinta-feira a Hamburgo para participar da Cúpula do G20 que, a partir de amanhã, debaterá assuntos como o livre comércio, a luta contra a mudança climática e a luta contra o terrorismo.

O avião da força aérea espanhola no qual viajou Rajoy e o resto de sua delegação aterrissou no aeroporto de Hamburgo pouco antes das 19h45 locais (14h45 de Brasília) e o chefe do Executivo foi recebido pelo comitê de boas-vindas da cúpula.

Ao longo do dia de hoje, chegaram a Hamburgo a maior parte dos líderes do G20, mas alguns o farão amanhã, antes do início da agenda oficial da reunião.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, receberá o restante dos chefes de Estado e de governo no recinto de férias da cidade portuária alemã, o local escolhido para o evento.

Rajoy chega à cúpula, segundo fontes espanholas, consciente das dificuldades de conciliar posições sobre dois assuntos-chave como o livre comércio e a luta contra a mudança climática.

Uma dificuldade provocada pelas teses da nova administração americana, mais propensas ao protecionismo e que já anunciou que está deixando o Acordo de Paris sobre o clima.

O governo espanhol vê mais possibilidades de chegar a um entendimento no caso do comércio que no da luta contra a mudança climática, mas, segundo o Executivo, Rajoy transferirá seu convencimento de que é necessário avançar no livre comércio e nas decisões para mitigar a mudança climática.

Para Rajoy, o livre comércio é uma fonte de crescimento e de geração de emprego e não se deve desperdiçar seu potencial, respeitando sempre as regras do jogo. Além disso, o chefe de governo defende que a Espanha, e a UE em seu conjunto, devem liderar o compromisso em favor do Acordo de Paris.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos