Topo

Um turista sueco e outro turco são os mortos no terremoto em Kos

21/07/2017 04h38

Atenas, 21 jul (EFE).- As duas vítimas mortais do terremoto de magnitude 6,4 na escala de Richter ocorrido nesta sexta-feira, na ilha de Kos, na Grécia, foram identificadas e se tratam de um turista sueco, de 27 anos, e outro turco, de 39, informou a imprensa local.

O tremor ocorreu por volta de 1h30 no horário local (20h30 desta quinta-feira em Brasília). As vítimas estavam no momento do abalo sísmico em um bar, cujo teto desabou devido ao impacto do terremoto.

Além disso, cinco feridos, dos quais três se encontram em estado grave, foram levados em um helicóptero para Hospital Universitário de Heraklion, em Creta.

De acordo com informações disponíveis até o momento, o terremoto, cujo epicentro se situou apenas a 10 quilômetros de profundidade entre as ilhas de Rodas e Kos, segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas, deixou cerca de 100 feridos, a maioria com lesões leves.

A Defesa Civil está avaliando os danos que, segundo um primeiro balanço, são consideráveis no antigo bairro da capital, mas menores em toda ilha.

O porto da cidade sofreu graves danos, como afirmou o vice-ministro da Marinha, Nektarios Santorini, que esteve ao lado de outros membros do governo na ilha.

Dois grandes balsas foram obrigadas a atracar em ilhas próximas.

Segundo o ministro dos Transportes e Infraestruturas, Jristos Spiritzis, à agência grega de notícias "AMNA", por volta das 12h (hora local), uma equipe de especialistas devem chegar na ilha para avaliar os danos.

O terremoto durou cerca de meio minuto e levou centenas de pessoas a passar a noite na rua.

A situação se acalmou e boa parte da ilha tenta voltar à normalidade, de acordo com a imprensa local, afirmando que o trânsito funciona normalmente, assim como o comércio.

Kos, localizada no arquipélago do Dodecaneso, é uma ilha turística e uma das cinco do mar Egeu, que foi mais afetada pela crise de refugiados.