Topo

Comando com pelo menos 4 insurgentes ataca embaixada do Iraque em Kabul

31/07/2017 07h26

Kabul, 31 jul (EFE).- Um comando com pelo menos quatro homens, supostamente do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), atacaram nesta segunda-feira a embaixada do Iraque em Kabul, onde um terrorista detonou os explosivos que levava para abrir passagem para o interior a outros três, que começaram um tiroteio com as forças de segurança.

"Há um ataque terrorista contra a embaixada do Iraque", afirmou à Agência Efe o porta-voz do Ministério de Interior afegão, Najib Danish, que esclareceu que os funcionários da delegação iraquiana "foram evacuados a um local segredo e seguro", pelo que "não existe uma ameaça séria a sua segurança".

Segundo o porta-voz, a ação insurgente começou quando um agressor suicida detonou os explosivos que levava na entrada da embaixada, o que permitiu aos outros três terroristas penetrar "no interior do prédio", o que desencadeou um tiroteio.

O ataque começou por volta das 11h10 (horário local, 3h10 em Brasília) na área de Shar-e-Naw, no centro da capital afegã, para onde foram as forças de segurança, detalhou à Agência Efe um porta-voz da Polícia local, que pediu o anonimato.

O diretor dos hospitais de Kabul, Salim Rasouli, revelou à Efe que, por enquanto, foi internado um ferido pelo ataque.

O EI reivindicou hoje o atentado, de acordo com dois comunicados publicados na internet pela agência "Amaq", vinculada aos jihadistas, e cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

Segundo a "Amaq", na ação participaram pelo menos dois insurgentes, e enquanto um deles se sacrificou, o outro entrou na delegação diplomática, em uma ação na qual morreram, de acordo com os dois comunicados, sete guardas de segurança.