PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Coreia do Norte lança vários mísseis em direção ao mar do Japão

25/08/2017 21h27

Seul, 26 ago (EFE).- A Coreia do Norte lançou neste sábado vários mísseis a partir da costa oriental de seu território em direção ao mar do Japão, informou o exército da Coreia do Sul.

O regime de Pyongyang disparou vários projéteis, cujas características ainda não foram identificados, às 6h49 (horário de Seul; 19h de sexta-feira em Brasília) na província de Gangwon, segundo o Estado Maior Conjunto sul-coreano (JCS).

Alguns projéteis percorreram 250 quilômetros em direção nordeste antes de caírem em águas do mar do Japão (chamado de mar do Leste pelas duas Coreias).

Coreia do Sul e Estados Unidos, que desde segunda-feira realizam os exercícios militares anuais "Ulchi Freedom Guardian" em território sul-coreano, se encontram analisando a informação disponível para determinar se é possível serem mísseis de curto alcance ou outro tipo de projétil.

O gabinete presidencial sul-coreano convocou uma reunião de seu Conselho Nacional de Segurança para tratar o assunto. O lançamento de hoje ocorreu quase um mês após o regime de Kim Jong-un experimentar em um incomum teste noturno em 28 de julho o seu segundo míssil balístico intercontinental, o acarretou mais sanções da ONU ao país.

Em resposta, a Coreia do Norte ameaçou atacar o território americano, e fez com que o presidente Donald Trump retrucasse com tom beligerante, dando início à maior escalada dialética entre ambos os países nos últimos anos.

Internacional