Paris começa obras para a proteger Torre Eiffel de atentados terroristas

Paris, 18 set (EFE).- As obras para estabelecer um perímetro de proteção contra possíveis atos terroristas na Torre Eiffel, que inclui a instalação de uma barreira de cristal à prova de balas, começaram nesta segunda-feira no principal monumento de Paris.

A previsão é que sejam investidos 25 milhões de euros em um projeto desenhado pelo arquiteto Dietmar Feichtinger para responder à ameaça terrorista enfrentada pela França.

Na organização da Eurocopa no ano passado, barreiras provisórias já tinham sido instaladas na Torre Eiffel para evitar ataques.

Como a ameaça permanece, as autoridades decidiram buscar uma solução baseada nas recomendações da polícia e dos especialistas em monumentos históricos para fazer adaptações que fiquem melhor integradas ao entorno urbano.

A substituição dessa estrutura provisória para outra de caráter permanente, disse à Agência Efe um porta-voz da Prefeitura de Paris, ocorrerá sem interromper as visitas dos cerca de 7 milhões de turistas que passam todos os anos pela capital francesa.

A instalação dos cristais à prova de balas de sete centímetros de espessura resistentes a tiros de AK-47 e à investida de veículos deve começar no próximo dia 5 de outubro.

Todo sistema deve entrar em funcionamento no dia 14 de julho do próximo ano, quando a França celebra uma tradicional queima de fogos de artifícios da Festa Nacional da França.

Essa barreira de três metros de altura será instalada na parte frontal da torre, no lado que dá para o Rio Sena e na parte traseira, na direção do Campo de Marte.

Nas laterais, as autoridades optaram, em parte por motivos de orçamento, por um muro de 3,24 metros de altura que completarão o perímetro de acesso controlado. Essas barreiras, no entanto, não impedem os disparos.

O dispositivo, que é desmontável, será completado com um sistema de vigilância de câmeras. As vendas dos ingressos para visitar a Torre Eiffel serão ampliadas pela internet, diminuindo as filas, que são um dos pontos frágeis em relação ao risco de atentados.

As obras fazem parte de uma série de transformações programadas por Paris para o monumento. Até 2013, serão investidos 300 milhões em melhorias na região da Torre Eiffel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos