Topo

EUA vetam passagem de barcos e aviões que visitaram a Coreia do Norte

21/09/2017 17h38

Nova York, 21 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu proibir por 180 dias a passagem pelo país de barcos e aviões que tenham estado previamente na Coreia do Norte.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, que explicou que esse veto será aplicado também contra barcos que tenham feito comércio com outros navios que visitaram a Coreia do Norte nos últimos 180 dias.

"Convidamos todos os países a se unirem a nós", indicou Mcnuchin em uma entrevista coletiva realizada às margens da 72ª Assembleia-Geral da ONU, ao comentar a nova ordem executiva anunciada por Trump horas antes com mais sanções contra Pyongyang.

"As instituições financeiras estão agora avisadas que, daqui em diante, podem escolher se fazem negócios com os EUA ou com a Coreia do Norte, mas não com ambos", afirmou o secretário.

Trump anunciou a nova ordem executiva com mais sanções contra o regime de Kim Jong-un em um almoço com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

O objetivo da Casa Branca, segundo o decreto presidencial, é aumentar ao máximo a pressão sobre a Coreia do Norte para mostrar aos seus líderes que o melhor e único caminho é o retorno à desnuclearização.

Além disso, Trump informou que o Banco Central da China decidiu encerrar suas transações financeiras com a Coreia do Norte, embora Pequim não tenha confirmado por enquanto essa medida.

Em discurso na Assembleia-Geral da ONU na última terça-feira, Trump alertou que poderá "destruir totalmente" a Coreia do Norte se o regime de Kim Jong-un não parar de fazer ameaças.