Topo

Furacão Maria atinge ilhas Turks e Caicos e Bahamas após devastar o Caribe

22/09/2017 10h29

Miami (EUA), 22 set (EFE).- O furacão Maria, de categoria 3, atinge nesta sexta-feira as ilhas Turks e Caicos e as Bahamas com ventos de 205 quilômetros por hora e chuvas torrenciais, após devastar as Pequenas Antilhas, Porto Rico e a República Dominicana.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, com sede em Miami, indicou que embora a tendência seja Maria se debilitar nas próximas 48 horas, enquanto se afasta de Turks e Caicos e das Bahamas, atingirá com força estes arquipélagos.

Os meteorologistas preveem um aumento do nível do mar de até 3,6 metros no sudeste das Bahamas e nas ilhas Turks e Caicos, que sofrerão o impacto de "grandes e destrutivas ondas".

O outro perigo para estas ilhas serão as fortes chuvas.

Em Turks e Caicos pode cair de 406 milímetros, ou até 508 milímetros de água em áreas isoladas, enquanto nas Bahamas o acúmulo de água pode chegar a 203 milímetros.

Às 08h (horário local, 9h de Brasília) de hoje, o centro do furacão Maria estava localizado 50 quilômetros ao noroeste da ilha Grande Turk e 745 quilômetros ao sudeste de Nassau (Bahamas), e se deslocava 11 quilômetros por hora em direção ao noroeste.

Assim, o olho de Maria se moverá nesta sexta-feira perto do litoral leste das ilhas Turks e Caicos e ao sudeste das Bahamas, onde serão sentidos ventos de 205 quilômetros por hora, com sequências até mais intensas, para posteriormente seguir rumo ao noroeste e se afastar de zonas habitadas.

No entanto, os ventos com força de furacão são sentidos a 110 km de distância do olho do ciclone, e os ventos de tempestade tropical alcançam até 260 km, indicou o NHC.