Irã exibe novo míssil balístico com alcance de 2 mil quilômetros

Teerã, 22 set (EFE).- As Forças Armadas do Irã exibiram, nesta sexta-feira, um novo míssil balístico com um alcance de 2 mil quilômetros durante um desfile militar em Teerã, apesar as advertências dos Estados Unidos contra o programa armamentístico do país.

O míssil, chamado Jorramshahr, é capaz de transportar múltiplas ogivas, de acordo com o general de brigada, Amir Ali Hajizadeh, citado pela televisão estatal.

Hajizadeh, comandante da divisão aeroespacial do Corpo Guardião da Revolução, explicou que o míssil é de "um tamanho menor e mais tático e estará operacional em um futuro próximo".

Este novo avanço armamentístico acontece, apesar da recente imposição de Washington, em várias rodadas de sanções contra entidades e indivíduos iranianos ligados ao programa de mísseis de Teerã.

Durante o desfile militar, o presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou que seu país vai aumentar sua capacidade militar e reforçar seus programas armamentísticos, incluindo o de mísseis.

"Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria", disse Rohani, durante um desfile militar em Teerã por causa do aniversário da guerra entre Iraque e Irã, que durou entre 1980 a 1988.

O choque entre Teerã e Washington ficou patente nesta semana, na Assembleia Geral da ONU, onde o presidente americano, Donald Trump, fez duras críticas contra os programas militares da República Islâmica e o acordo nuclear assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos