Topo

Trump afirma que Espanha é "um grande país e deveria permanecer unido"

26/09/2017 15h48

Washington, 26 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que "a Espanha é um grande país e deveria permanecer unido", em referência ao referendo pela independência que o governo da Catalunha pretende realizar no próximo domingo.

Trump falou em uma entrevista coletiva junto ao presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, na Casa Branca após o almoço de trabalho que ambos tiveram.

Em resposta a uma pergunta da Agência Efe durante essa coletiva sobre se apoia a atuação do governo espanhol perante esse referendo, Trump sustentou: "Eu só posso falar por mim, gostaria que a Espanha continuasse unida".

"Acredito que ninguém sabe se eles (os catalães) vão ter uma votação, acredito que o presidente (Rajoy) lhes dirá que não vão ter uma votação, mas acredito que as pessoas vão se opor muito a isso", acrescentou Trump.

Até as declarações de hoje de Trump, a Casa Branca tinha se limitado a comentar que o referendo de 1º de outubro era "um assunto interno" da Espanha.