Topo

Incêndio em depósito militar na Ucrânia força evacuação de 30 mil pessoas

Explosões em depósito de munição perto de Kalinivka, Ucrânia - Sergei Supinsky/ AFP
Explosões em depósito de munição perto de Kalinivka, Ucrânia Imagem: Sergei Supinsky/ AFP

Em Kiev

27/09/2017 07h30

Cerca de 30 mil foram evacuadas nesta quarta-feira (27) de vários povoados situados na região de Vinnytsia, no noroeste da Ucrânia, devido a um incêndio que afetou um dos maiores depósitos de munição do país, segundo informou a imprensa local.

O fogo, que começou na noite de terça-feira na cidade de Kalinivka por motivos que ainda são desconhecidos, originou uma série de explosões que causaram a perda de mais de 10% do arsenal militar armazenado, declarou o Estado Maior.

Por causa do incêndio duas pessoas ficaram feridas, ainda que as lesões não foram graves, enquanto os evacuados foram levados ao hospital de Vinnystia e a várias escolas da província.

militar ucrania - Gleb Garanich/ Reuters - Gleb Garanich/ Reuters
Chamas e fumaça no local de depósito de munição militar
Imagem: Gleb Garanich/ Reuters

Segundo fontes do Ministério de Defesa da Ucrânia, o depósito incendiado conta com algumas 60 hectares e armazena aproximadamente 188 mil toneladas de munição.

Os Serviços de Segurança ucranianos estão investigando as causas do incêndio, ainda que não descartam a possibilidade de que se trate de uma "sabotagem" contra as Forças Armadas do país.

As autoridades locais bloquearam o tráfego em várias linhas ferroviárias bem como nas estradas que conectam esta região com a capital do país, e ordenaram também o fechamento do espaço aéreo em uma rádio de 50 quilômetros da zona do incêndio.

Por sua vez, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, convocou um gabinete militar de emergência para avaliar o ocorrido.