Topo

Indonésia prepara aeroportos diante da possível erupção de vulcão em Bali

27/09/2017 03h46

Klungkung (Indonésia), 27 set (EFE).- O Ministério dos Transportes da Indonésia disse, nesta quarta-feira, que dez aeroportos do país se preparam como alternativa para o possível fechamento do aeroporto da ilha de Bali, caso entre em erupção o vulcão Agung, que está em estado de alerta máximo.

"Os dez aeroportos servirão como alternativas para os aviões que utilizam a rota para o Aeroporto Internacional de Ngurah Rai (Bali) se for fechado pelo impacto da cinza vulcânica de Agung", disse o ministro dos Transporte, Budi Karya Sumadi, em um comunicado.

O ministro afirmou que cerca de 5 mil passageiros serão afetados se o vulcão entrar em erupção, e que serão levados para as cidades de Jacarta, Makassar, Surabaia, Balikpapan, Solo, Ambon, Manado, Praya, Kupang e Banyuwangi.

O Ministério dos Transporte também preparou 100 ônibus para levar passageiros de Bali até Banyuwangi, Surabaia (ambos em Java Oriental) e Praya (na ilha de Lombok, em Sonda Ocidental) com ajuda de navios.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio) elevou o alerta de erupção do vulcão Agung, na última sexta-feira, ao nível 4 (máximo), e após um aumento constante da atividade vulcânica afirmou ontem que se encontra em uma "fase crítica".

A Cruz Vermelha da Indonésia subiu hoje o número de evacuados da zona de segurança do vulcão, que se estende por um raio de 9 a 12 quilômetros ao redor da cratera, para mais de 81 mil, distribuídos em mais de 370 abrigos em nove distritos da ilha.

Enquanto isso, as autoridades locais afirmaram que não há perigo para os turistas fora da zona de segurança e o aeroporto segue operando normalmente.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia com a visita mensal de aproximadamente 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais, ainda que o alerta de erupção provocou que alguns turistas cancelem os seus voos ou mudem seu itinerário.