Topo

Membros do governo catalão presos denunciarão a Espanha em tribunal europeu

27/09/2017 10h16

Barcelona, 27 set (EFE).- Membros do governo da Catalunha presos por ordem judicial por organizar o referendo do próximo sábado, suspenso pelo Tribunal Constitucional da Espanha, disseram nesta quarta-feira que denunciarão o governo central do país no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, em Estrasburgo, na França, por "grave violação dos direitos fundamentais".

Vários representantes do governo regional foram detidos por determinação da Justiça espanhola, que considera que eles formavam o núcleo principal da organização do referendo independentista, cancelada pelo Tribunal Constitucional, que o considera ilegal.

O vice-secretário de Economia do governo da Catalunha, Josep Maria Jové, começou a preparar uma ação contra o governo central da Espanha, disse em entrevista coletiva seu advogado, Andreu Van den Eynde, que informou que outras lideranças devem fazer o mesmo.

A ação será apresentada diretamente no Tribunal de Estrasburgo, explicou o advogado. Segundo ele, a "via interna" dentro da Espanha foi "esgotada", já que o Tribunal Constitucional foi o autor das principais ações e teria atuado como "parte do conflito".

Van den Eynde explicou que seu cliente denunciará no Tribunal de Estrasburgo uma "grave vulneração dos direitos humanos fundamentais previstos nos tratados internacionais". Os advogados pretendem, além disso, empreender ações penais contra os que tiverem, em particular, "violando com suas decisões diretas os direitos dos catalães".

"Não vamos deixar ninguém de lado, desde promotores e juízes até os responsáveis da polícia", alertou o advogado.

"Esses direitos violados são os princípios fundamentais da UE e por isso as ações serão levadas ao tribunal de Estrasburgo", disse Van den Eynde.