Topo

Referendo tem 92,73% de votos favoráveis à independência do Curdistão

27/09/2017 12h29

Erbil (Iraque), 27 set (EFE).- A Alta Comissão Eleitoral do Curdistão anunciou nesta quinta-feira que 92,73% dos eleitores registrados responderam sim no referendo que propunha a independência da região autônoma ao Iraque.

A votação aconteceu, apesar da oposição do governo iraquiano e da comunidade internacional.

Ao todo, 4 milhões de pessoas compareceram às urnas para participar do referendo. A taxa de participação no pleito, segundo a Alta Comissão Eleitoral, foi de 72,16%.

O não foi a opção de 7,27% dos eleitores, enquanto 1,21% dos votos foram anulados. Foram convocados para a escolha os habitantes da região autônoma, assim como moradores de territórios disputados entre os governos curdo e iraquiano, como a província de Kirkuk.

Em entrevista coletiva concedida em Erbil, capital do Curdistão, o chefe a Comissão Eleitoral, Handarin Mohammad, destacou que o referendo "aconteceu de maneira bem-sucedida, sem problemas ou irregularidades".

O representante do órgão ainda explicou que os resultados serão considerados definitivos quando forem confirmados pelo Tribunal de Apelações local, sem definir, no entanto, qual a data prevista para isso.

Nos últimos dias, as autoridades curdas garantiram que não haveria declaração de independência, enquanto não houvesse a divulgação dos resultados, além disso, que seguem disputadas a discutir com o governo do Iraque sobre "questões pendentes".

Entre os assuntos pendentes estão os territórios que administrativamente são ligadas aos iraquianos, mas que estão sob controle de forças curdas.

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, pediu nesta quarta-feira que as autoridades do Curdistão anulem o referendo e abram diálogo, pautado pela Constituição do país.