Topo

Rússia levantará muro entre Crimeia e Ucrânia

27/09/2017 10h06

Moscou, 27 set (EFE).- A Rússia construirá um muro de cerca de 50 quilômetros no istmo que separa a península da Crimeia da Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira a guarda fronteiriça deste país.

O Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) da Rússia, do qual depende a guarda de fronteiras, prevê concluir os trabalhos neste mesmo ano, segundo explicou à agência "TASS" esse departamento.

"Neste momento, os trabalhos de engenharia na fronteira russo-ucraniana seguem seu curso segundo o previsto e a construção de um muro de 50 quilômetros no norte da Crimeia é a seguinte etapa", afirmou um porta-voz da guarda de fronteiras.

Segundo mostra a documentação publicada no site oficial de compras públicas, o muro medirá mais de dois metros de largura e terá um comprimento de 49,5 quilômetros.

A Ucrânia reiterou na terça-feira seu pedido à comunidade internacional de consolidar as medidas de pressão contra a Rússia para pôr fim à ocupação "da Crimeia e às violações de direitos humanos e liberdades fundamentais".

A península foi anexada pela Rússia em março de 2014 após a realização de um referendo não reconhecido por Kiev e nem pela comunidade internacional.