Topo

Trump autoriza entrada de barcos estrangeiros com ajuda em Porto Rico

28/09/2017 11h04

Washington, 28 set (EFE). - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou nesta quinta-feira que barcos estrangeiros levem provisões a Porto Rico para favorecer o abastecimento após a passagem do devastador furacão Maria, informou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

No Twitter, ela explicou que, o pedido do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, foi aceito por Trump, que suspendeu da aplicação de uma lei conhecida como "Jones Act". Conforme essa regra, só embarcações americanas com tripulação dos Estados Unidos podem transportar produtos entre os portos do país. A decisão entrará em vigor de maneira "imediata".

Ontem, Trump disse que o governo estava "pensando" em suspender essa norma para ajudar na recuperação de Porto Rico, mas que existia resistência de "muita gente" da indústria naval dos Estados Unidos, que temia ser prejudicada.

Em comunicado, o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos indicou que a suspensão da lei valerá por dez dias e permitirá que todos os barcos, sem importar a bandeira, abasteçam Porto Rico com "qualquer produto".