PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump felicita Shinzo Abe por "grande vitória" nas eleições do Japão

23/10/2017 13h43

Washington, 23 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, por sua "grande vitória" nas eleições antecipadas de domingo, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

Em uma conversa por telefone com jornalistas para dar detalhes da viagem pela Ásia que Trump fará em novembro, um funcionário da Casa Branca disse que o governante ligou para Abe para felicitá-lo pelo triunfo.

Nas eleições antecipadas de domingo no Japão, o Partido Liberal Democrático (PLD) de Abe ganhou pelo menos 264 dos 465 assentos da Câmara Baixa do parlamento, com o que assegura a maioria absoluta, apesar de perder apoios.

O Japão será precisamente o primeiro país que Trump visitará dentro da viagem que pretende iniciar em 3 de novembro e que inclui também paradas na Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas.

Segundo detalhou o funcionário que falou sob anonimato, Trump começará sua agenda no Japão em 5 de novembro e um dos seus objetivos é reafirmar que a aliança entre Tóquio e Washington é "o pilar da paz e segurança" na região.

Trump se reunirá em Tóquio com Abe, que deve voltar a assumir o cargo de premiê e nomear seu novo gabinete em coincidência com a visita do presidente americano.

Na sua primeira coletiva de imprensa após sua vitória, Abe adiantou que pensa em dedicar "um tempo significativo" a dialogar com Trump sobre como fazer frente ao desafio nuclear da Coreia do Norte.

Além disso, durante sua estadia em Tóquio, Trump terá a oportunidade de jogar golfe com Hideki Matsuyama, um dos melhores golfistas do momento.

Internacional