Topo

Israel e Palestina treinam lado a lado para responder a desastres naturais

24/10/2017 17h33

Jerusalém, 24 out (EFE).- Israel, Palestina e Jordânia realizam nesta terça-feira e amanhã manobras conjuntas em Israel com o apoio de Espanha, Itália e França, para se preparar para possíveis emergências e desastres naturais entre fronteiras.

"Os desastres não conhecem as fronteiras", declarou o Ministério das Relações Exteriores israelense em um comunicado para apresentar o exercício, denominado Fogo de Florestas no Oriente Médio e que conta com o apoio do Programa de Manobras de Proteção Civil da Comissão Europeia.

"O objetivo geral é que os participantes troquem conhecimentos e desenvolvam capacidades comuns, para que sejam capazes de responder de forma eficiente a situações de desastre, especificamente ao longo das fronteiras mútuas", apontou a nota.

Trata-se de "preservar vidas e recursos naturais, além da nacionalidade ou fronteiras", acrescenta o Ministério.

Os exercícios conjuntos não são comuns na região, especialmente entre palestinos e Israel, que ocupa seu território há meio século.

Participam da operação cerca de 400 profissionais dos três países do Oriente Médio e dos três europeus, que nos próximos dias trabalharão lado a lado e trocarão experiências e habilidades.

Os profissionais são membros de equipes de emergência e de resposta imediata, bombeiros, atendimento médico e distribuição de ajuda humanitária, que simularão possíveis catástrofes que afetem um país e seus vizinhos.