Topo

Terremotos de magnitudes 5,9, 5,7 e 6,3 sacodem Ilhas Molucas, na Indonésia

31/10/2017 10h41

Jacarta, 31 out (EFE).- A região das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia, foi atingida nesta terça-feira por três terremotos de magnitudes 5,9, 5,7 e 6,3, com poucos minutos de diferença entre os mesmos, e as autoridades não têm informação sobre vítimas ou danos até o momento.

Um relatório preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) localizou o hipocentro do primeiro terremoto a 27 quilômetros de profundidade no leito marinho e 52 quilômetros a oeste-sudoeste de Ambon, a capital da província de Molucas, uma cidade portuária de 310 mil habitantes.

O segundo tremor, possivelmente uma réplica, aconteceu três minutos depois na mesma região, a 47 quilômetros de profundidade e a 59 quilômetros de Ambon.

O terceiro, o mais forte deles, ocorreu 16 minutos depois, a 32 quilômetros de profundidade e a 40 quilômetros de Ambon.

A Indonésia está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que registra uma média de 7 mil terremotos por ano, a maioria deles de magnitude moderada.

Segundo o USGS, 90% dos tremores que ocorrem no mundo estão localizados no Círculo de Fogo do Pacífico.