Topo

Estado da Califórnia liberta réu que ficou preso 39 anos por engano

23/11/2017 05h10

Washington, 23 nov (EFE).- O governador da Califórnia (Estados Unidos), Jerry Brown, deu o induto na quarta-feira, para um homem de 70 anos que passou 39 deles na prisão por assassinatos que as autoridades agora acreditam que ele não cometeu.

O homem indultado, Craig Coley, foi colocado ontem mesmo em liberdade.

Coley cumpria pena de prisão perpétua pelos assassinatos em 1978 da sua ex-namorada Rhonda Wicht, de 24 anos, e do filho dela, o menino Donald (4), em Simi Valley (Califórnia), embora ele sempre defendeu a sua inocência.

Brown disse que há dois anos ordenou a revisão do caso de Coley.

"A honra com que Coley suportou esta longa e injusta prisão é extraordinária", disse o governador.

O indulto de Brown foi apoiado pelo atual chefe da Polícia de Simi Valley, David Livingstone, e pelo promotor do Condado de Ventura - do qual faz parte Simi Valley -, Gregory Totten.

Livingstone e Totten reabriram o caso no ano passado depois que um agente aposentado levantou dúvidas sobre a culpa de Coley.

Embora muitas das evidências foram destruídas depois que o réu esgotou todos os recursos, as autoridades realizaram alguns testes de DNA que não combinavam com seu perfil.

"Este é um caso trágico. Uma mulher inocente e uma criança pequena foram assassinados. Craig Coley passou 39 anos na prisão por um crime que provavelmente não cometeu. O verdadeiro assassino ou assassinos não foram julgados", afirmaram Livingstone e Totten, em outro comunicado.