Congressista hispânico dos EUA avalia concorrer pela Casa Branca em 2020

Washington, 30 nov (EFE).- O congressista democrata dos EUA Luis Gutiérrez, um dos políticos hispânicos mais combativos na defesa dos imigrantes, avalia concorrer pela indicação presidencial democrata para as eleições de 2020, indicou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte próxima ao legislador.

Gutiérrez anunciou nesta semana que, em 2019, deixará a cadeira que ocupou durante mais de duas décadas na Câmara de Representantes com o objetivo de empreender uma excursão por todos os Estados Unidos para mobilizar a comunidade latina e evitar que o atual presidente, o republicano Donald Trump, seja reeleito.

"Está buscando estratégias para mobilizar os eleitores e concorrer às eleições de 2020 é uma opção", disse à Agência Efe essa fonte familiarizada com o pensamento do congressista, que pediu anonimato.

Segundo essa fonte, Gutiérrez, de origem porto-riquenha, sente que o Governo de Donald Trump está pondo em perigo todos os temas pelos quais esteve trabalhando como legislador, desde uma reforma migratória até uma igualdade de direitos para os habitantes de Porto Rico, Estado Livre Associado dos Estados Unidos.

Gutiérrez viajou recentemente à ilha e formulou alguns dos pedidos mais duros ao Governo de Trump para que aumente a ajuda a Porto Rico, assolado em setembro pelo furacão María.

Por isso, Gutiérrez decidiu iniciar uma excursão por todo o país para mobilizar os eleitores progressistas, a comunidade latina e pressionar seu próprio partido para que não "dê por feito" os eleitores hispânicos, segundo indicou essa fonte próxima ao congressista.

O legislador, de 63 anos, foi um dos principais promotores de uma reforma migratória no Congresso e destacou por defender com veemência em repetidas ocasiões os direitos dos imigrantes, até o ponto de ser qualificado como o "Moisés dos latinos".

Durante anos, Gutiérrez participou de manifestações do lado dos imigrantes e chegou a ser detido em várias ocasiões por atos de desobediência civil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos