Topo

Começa no Cazaquistão nova rodada de consultas sobre cessar-fogo na Síria

21/12/2017 05h17

Astana, 21 dez (EFE).- A oitava rodada de consultas sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria (Astana-8) começou nesta quinta-feira na capital do Cazaquistão, informou o Ministério das Relações Exteriores cazaque.

"As reuniões dos especialistas já começaram. Estão ocorrendo a portas fechadas em formato bilateral e multilateral", disse o porta-voz do ministério cazaque, Anwar Zhainakov.

Ele acrescentou que a reunião contou com a presença de representantes da oposição e do governo sírio, bem como dos três países fiadores: Rússia, Irã e Turquia.

A delegação russa é liderada pelo enviado especial de Moscou para a Síria, Alexander Lavrentiev, enquanto que representando o Irã e a Turquia estarão os seus vice-ministros das Relações Exteriores, Sedat Onal e Hussein Yaberi Ansari, respectivamente.

As consultas do Astana-8, que se concentram no problema da libertação dos prisioneiros e reféns, assim como a busca de pessoas desaparecidas, também assistem observadores da Jordânia e Estados Unidos.

De acordo com vários meios de comunicação, outra questão a ser debatida na capital cazaque é a realização de um congresso de diálogo nacional sírio, que a Rússia se ofereceu para sediar.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, vai se juntar amanhã à reunião plenária das consultas, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão.

De Mistura deve se reunir hoje em Moscou com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Rússia, Sergey Lavrov e Serguei Choigu, respectivamente, para abordar a situação no país árabe, após os encontros viajará para Astana.