Topo

Ex-presidente chileno permanecerá uma semana internado após nova cirurgia

24/12/2017 14h42

Santiago do Chile, 24 dez (EFE).- O ex-presidente chileno Eduardo Frei Ruiz-Tagle permanecerá pelo menos uma semana internado na clínica onde foi operado pela segunda vez na última sexta-feira para tratar uma "reaparição de um hematoma subdural", informou sua família.

Sua filha Verónica Frei confirmou que o ex-presidente ficará no hospital durante "cerca de uma semana".

Em declarações ao portal "Soy Chile", Verónica esclareceu que seu pai "está falando, está tranquilo".

"Está resignado por estar aqui pela segunda vez. Um pós-operatório de problemas no cérebro é sempre muito cuidadoso, também pela questão das infeções, como diz o doutor", acrescentou.

"Portanto tem que estar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) alguns dias e se evoluir bem, como estão vendo, pode passar a uma parte intermédia", explicou.

Ruiz-Tagle "se encontra estável e permanecerá hospitalizado na nossa UTI para completar seu tratamento e observar sua evolução pós-operatória sob os cuidados da equipe médica multidisciplinar que o atende", indicou o hospital em um comunicado.

O ex-governante democrata-cristão de 75 anos foi operado na última sexta-feira, 11 dias depois de passar por uma primeira cirurgia devido a um hematoma subdural na cabeça.

Segundo um comunicado divulgado aos veículos de imprensa, "o risco de recorrência geral neste tipo de hematomas é de cerca de 10%".

O hematoma subdural é um "acúmulo de sangue que entra na dura-máter, que é o revestimento do cérebro", que o comprime provocando algumas dores que se recuperam após o coágulo ser "evacuado".

Frei (1994-2000) é filho do também ex-presidente Eduardo Frei Montalva (1964-1970) e em abril de 2014 foi designado pela atual governante, Michelle Bachelet, como embaixador extraordinário e plenipotenciário em missão especial para a Ásia-Pacífico.