Possibilidade de tsunami deixa capital de Porto Rico em alerta

San Juan, 10 jan (EFE).- O município da capital de Porto Rico pediu aos moradores do bairro costeiro de La Perla, localizado ao lado do mar no centro histórico do Velho San Juan, que sigam para a prefeitura diante da advertência de tsunami para Porto Rico e Ilhas Virgens.

A prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, informou através da sua conta no Twitter que como medida cautelar pelas fortes correntes de água que poderiam ser registradas associadas ao tsunami, pediu que os moradores de La Perla se refugiem na sede da prefeitura, situada na parte alta da capital.

A Rede Sísmica de Porto Rico emitiu uma alerta de tsunami com efeito para esse território caribenho e as Ilhas Virgens, por conta do terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter registrado no caribe hondurenho.

A advertência de tsunami significa que podem ocorrer correntes locais fortes e perigosas e que a população que vive em áreas costeiras deve estar alerta.

A Rede Sísmica de Porto Rico informou através de seu site às 23h (horário local, 1h de Brasília, desta quarta-feira), sem fornecer informações de que áreas de Porto Rico e Ilhas Virgens poderiam ser afetadas.

A informação informa que o terremoto foi registrado no norte de Honduras, a 10 quilômetros de profundidade e em um ponto exato situado a 17.469 de latitude e 83.520 de longitude.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) emitiu também um alerta de tsunami que poderia afetar Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos