Topo

Soldados turcos começam a entrar no cantão curdo de Afrin na Síria

21/01/2018 08h25

Istambul, 21 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, anunciou neste domingo que os primeiros soldados turcos entraram no cantão curdo de Afrin, em território da Síria, segundo informa a rede turca "NTV".

Yildirim apontou que os soldados começaram a entrar às 11h05 local (6h05, em Brasília) e que a operação de intervenção nesta zona, dominada pelas milícias curdas da Síria, continuaria em quatro fases para estabelecer uma zona de segurança de 30 quilômetros de largo.

No entanto, as milícias curdo-sírias, apoiadas pelos EUA, negaram, pouco após o anúncio de Yildirim, que os soldados turcos tenham conseguido penetrar em Afrin.

Segundo o premiê, a entrada ocorreu desde o município de Gülbaba, na província de Kilis, ou seja o ponto mais norte da zona sob controle curdo, cerca de 30 quilômetros de distância da cidade de Afrin.

O líder afirmou que na região estão "entre 8 mil e 10 mil terroristas", em referência às milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG).

Yildirim confirmou também que unidades das milícias sírias aliadas com Ancara, conhecidas como Exército Livre da Síria (ELS), acompanhavam os militares turcos.

"O ELS entrou em Afrin junto com nossas unidades. O nosso alo são veículos, equipe e refúgios (do YPG)", assegurou.

"A nossa luta se dirige ao mesmo tempo contra o Estado Islâmico em Afrin", acrescentou, apesar da organização jihadista, inimiga do YPG curdo, não ter presença nesta zona.

Yildirim disse que até o momento não há registro de feridos entre os militares turcos e destacou que a Turquia planifica criar acampamentos no lado sírio da fronteira para acolher civis deslocados pelos combates.