Topo

Pence afirma que declaração sobre Jerusalém "cria oportunidades para a paz"

22/01/2018 10h54

Jerusalém, 22 jan (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta segunda-feira que o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel "cria uma oportunidade para avançar nas negociações" de paz com os palestinos.

"Criaremos uma oportunidade de avançar nas negociações de boa fé entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina", disse Pence em seu encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segundo informou um comunicado oficial israelense.

Na reunião, Pence falou da sua intenção de conversar "sobre as possibilidades de paz", apesar de os palestinos terem boicotado esta visita e insistirem que Washington já não pode ser mediador.

De fato, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, cancelou os encontros com o governo de Donald Trump e está hoje em Bruxelas para tentar impulsionar a liderança europeia no processo.

O vice-presidente americano expressou a Netanyahu, a quem chamou de "amigo", sua disposição de conseguir "uma solução pacífica ao conflito que perdura por décadas na região" e de debater sobre "interesses comuns como a segurança e prosperidade de Israel e EUA", países que buscam fortalecer ainda mais sua relação.

O dirigente israelense recebeu Pence com honras nesta manhã e lhe agradeceu pela "declaração histórica" que Trump fez no último dia 6 de dezembro sobre a capitalidade de Jerusalém.

Pence deve falar esta tarde perante o parlamento israelense e durante a noite será recebido de novo pelo primeiro-ministro israelense em sua residência.